facebookrss feedemail

Social Icons

sábado, 3 de maio de 2014

Coisas antigas: EA TRAX

Sou eu, Der Graf novamente! Mas dessa vez vou dar uma pausa na minha coluna clássica para desenterrar algo relativamente antigo, mas que continua entre nós até os dias de hoje, a famosa EA TRAX. O que ela foi? Como ela se desenvolveu? Como ela nos afeta nos dias de hoje?

A era pré-TRAX (1998-2001)

Antes da existência da TRAX, jogar algum jogo da EA Sports significava ter que aguentar os mesmos efeitos sonoros, como nos outros jogos. Mas com o passar dos anos e as melhorias de sistemas, começou a se tornar possível a inclusão de músicas nos games. A EA resolveu experimentar e em 1998 (o NHL 96 não conta), no lançamento do FIFA 98 incluiram pela primeira vez uma música tema:


Foi um sucesso. Tanto que a partir daí, em todos os FIFAs subsequentes, a trilha sonora esteve presente. Nos outros jogos da EA Sports, a trilha sonora demorou mais pra emplacar. As músicas chegaram ao NHL em 99, NBA Live em 2000 e Madden em 2001. Ano esse que foi o ano do surgimento da TRAX como a conhecemos.

EA TRAX (2001-presente)

Em 2001 a EA se apercebe de que vale a pena incluir trilhas sonoras para além das orquestradas para colocar em seus jogos. Então ela decidiu se associar a grandes produtoras, para incluir músicas licenciadas nos seus games. A primeira leva a contar com a TRAX como a conhecemos hoje foi a de 2003. FIFA, Madden, NBA, NHL, NASCAR e NFS: Hot Pursuit puderam contar com esse novo recurso.



A parceria continua um sucesso nos dias atuais. As gravadoras entram com seus artistas e a EA com a divulgação por meio de seus jogos. A TRAX se tornou maior que a EA Sports, estando presente também em Burnout!, The Sims e NFS. A única série a abandonar a TRAX foi Madden, mas só na sua versão 2013.

Eu e a TRAX (ou meu top 10 bem pessoal)

A TRAX mudou minha relação com a música. Antes de começar a jogar os jogos da EA Sports (comecei por um FIFA 2003 no PC, mas já jogava no SNES), praticamente não tinha contato algum com música. De certa forma, até aquela época não gostava de música, o que era fácil de se fazer tendo em vista as músicas tops do período (ainda mais sendo um potiguar, logo coisas assim eram o que tocava o dia inteiro).

Porém a TRAX me permitiu acesso a uma música de (alguma) qualidade numa época em que eu não manjava absolutamente nada da internet. E assim comecei a formar meu gosto musical. Em anos posteriores, continuei avançando na música, e a TRAX jamais me decepcionou em termos de qualidade. O único problema que vejo nela atualmente é que o som aparenta estar mais baixo, e não estou percebendo tanto as músicas como antigamente. Mas sem mais delongas, vamos ao top 10 pq tá vencendo o prazo da coluna.

10- B. Rich - Whoa Now - Uma música que estava presente nos trailers de FIFA 2003, e que me fez passar anos procurando por ela....
9- The Hives - Tick Tick Boom - Minha introdução aos Hives foi em razão do Madden 08.
8- a.mia - Jumpin to the Moon - Música eletrônica em japonês. E é bem grudenta.
7- Reel Big Fish - Sell Out - Ah, eu amo ska! Foi aí que ela me ganhou contra Stop At The Rock, também do FIFA 2000, que eu pretendia originalmente colocar na lista.
6- Fatboy Slim - Rockafella Skank - Primeira contribuição do Fatboy Slim a série FIFA (pelo que tô lembrado), versão 99.
5- Sum 41 - Underclass Hero - Já curtia Sum 41 pelo American Pie, mas não sabia. Só fui descobrir que eles também cantavam In Too Deep ao procurar info sobre o tema deles em Madden 08.
4- Todas as músicas do Rugby 08 - Um exemplo de que dá pra montar uma trilha sonora com verba apertada (pra quem não sabe, a série Rugby sempre teve uma verba curta na EA, tanto que ela aparecia uns anos e outros não, até parar de vez). Ótimas bandas alternativas e bem desconhecidas que fazem um som muito bom.
3- Sportfreunde Stiller - Independent - FIFA 2003, foi aí que meu gosto pelo Deutschrock (rock da Alemanha) começou, ainda que só tenha se consolidado de uns anos pra cá.
2- Chumbawamba - Tubthumping - World Cup 98, o melhor. Sem mais.
1- Idlewild - You Held The World in Your Arms - Mais um produto do pós-Britpop, assim como o Coldplay, mas que não obteve tanto sucesso quanto (injustamente na minha opinião). Mais uma descoberta no FIFA 2003.

Ainda deixei muita coisa de fora, como Zion y Lennox, The Caesars, Auletta, Buraka Som Sistema, Fidel Nadal e Los Fabulosos Cadillacs, só para citar alguns, mas acho que consegui chegar ao ponto: A TRAX foi uma das melhores invenções para jogos. Satisfaz diferentes gostos musicais, além de dar uma excelente possibilidade de divulgação no cenário mundial para bons cantores/bandas locais. Sem falar que nos permite descobrir música nova e de muito boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário